Este blog se pretende ser um depositário de ideias políticas que qualquer pessoa possa ter em função de uma sociedade melhor, de um mundo melhor, de um Brasil melhor. Sua ideia política pode ser aqui publicada. Basta que você a edite no espaço "comentários" ou a envie para o meu e-mail cujo endereço se vê no alto deste blog. Daí então eu mesmo providenciarei sua publicação neste blog, sem alterar em nada a ideia por você concebida, a menos que sejam necessárias correções gramaticais. Claro que ideias estapafúrdias, exageradas, impraticáveis, etc. não serão consideradas. Apenas o que se houver dentro de um bom senso, enfim. Pretendemos que este blog seja um elo entre nós. o povo, e câmaras e congressos; que os políticos em exercício de poder possam ler e quem sabe abraçar ideias aqui lançadas; que a transformem em projetos de lei a serem votados e aplicados por uma sociedade mais justa. Aguardamos suas ideias.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

LEGENDAS NOS PROGRAMAS DE TV BENEFICIAM OS DEFICIENTES AUDITIVOS











" Segundo censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem deficência auditiva (DA), o que representa 5,1% da população brasileira. Deste total cerca de 2 milhões possuem a deficiência auditiva severa (1,7 milhões têm grande dificuldade para ouvir e 344,2 mil são surdos), e 7,5 milhões apresentam alguma dificuldade auditiva. No que se refere a idade, cerca de 1 milhão de deficientes auditivos são crianças e jovens até 19 anos. O censo também revelou que o maior número de deficientes auditivos, cerca de 6,7 milhões, estão concentrados nas áreas urbanas.

Já, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (2011) 28 milhões de brasileiros possuem algum tipo de problema auditivo, o que revela um quadro no qual 14,8% do total de 190 milhões de brasileiros, possuem problemas ligados à audição.

Pesquisas também apontam que o número de deficientes auditivos no Brasil deve somente crescer, pois, além do aumento da população idosa no país, que saltou de 2,7% para 7,4% da população apontado pelo censo do IBGE de 2010, as deficiências auditivas que poderiam ser reversiveis se constadas até 6 meses de idade, apesar da obrigatoriedade do teste da orelhinha, de acordo com a Sociedade Brasileira de Otologia - SBO, são constadas a partir de 4 anos, idade considerada tardia pelos médicos. Outra pesquisa realizada no Rio de Janeiro em 2010 afirma que cerca de 20% das crianças com idade pré-escolar possuem algum grau de deficiência auditiva, porém não identificada. " Relata-nos assim a ADAP (Associação de Deficientes Auditivos, Pais, Amigos e Usuários de Implante Coclear ) http://www.adap.org.br/site/index.php/artigos/20-deficiencia-auditiva-atinge-9-7-milhoes-de-brasileiros


Visto isso , seria excelente para toda essa gente se as programações televisivas ( canais abertos e fechados ) expusessem as legendas em suas programações , e ainda que o Closed Caption fosse disponível para todas as programações. Isso iria incluir todo esse contingente de deficientes auditivos , podendo então se beneficiarem dos conteúdos com pleno aproveitamento. Assim é que se faz necessário regulamentar uma lei que obrigue os canais televisivos a pôr as legendas relativas às suas programações. Isso beneficiaria todo esse contingente de pessoas que ficam na maior parte das vezes apenas a ver figuras quando estão assistindo TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário